A partir de 1948, acontecem os primeiros momentos do Grupo Pão de Açucar, concretizando década a década seu posicionamento no varejo nacional.
A história começa a ser contada em 1929 e dá-se com a vinda de um imigrante português, que desembarca no Brasil com o propósito de abrir um negócio próprio, com estrutura forte e sólida, diferente dos comércios aqui instalados. O início desse sonho não poderia ser diferente, pois muito esforço e trabalho foram necessários ao oferecer sua mão de obra em empórios localizados no Jardim Paulista, um dos bairros nobres de São Paulo.
Dezenove anos depois de sua vinda, com a experiência e recursos financeiros provenientes de seu trabalho no comércio, decide abrir nessa mesma região, um comércio próprio, com algo inovador, incomum na cidade. O nome fez referência direta a um dos pontos turísticos mais importantes do país, que foi a primeira paisagem admirada pelo jovem português em sua chegada de navio ao Brasil.
Em 1948, na Avenida Brigadeiro Luis Antônio, Valentim dos Santos Diniz, o “Sr. Santos” inaugura a Doceira Pão de Açúcar, que oferecia serviços de buffet além de grande variedade em produtos artesanais, como balas de café, bolos, pães, salgados entre outros. O sucesso da primeira Doceira proporcionou a expansão do negócio, viabilizando a abertura de duas filiais, ambas inauguradas em 1952.
Após sete anos de experiência com as Doceiras Pão de Açúcar no comércio paulistano, Sr. Santos percebe a crescente mudança e novas necessidades da população. Diversifica o ramo de atuação com a abertura do primeiro supermercado Pão de Açúcar, localizado ao lado da Doceira matriz. O sistema de auto-serviço passa a ser adotado, e a necessidade em atender a crescente demanda populacional torna-se foco, como modelo estratégico para evolução e aprimoramento do negócio.
Após sete anos de experiência com as Doceiras Pão de Açúcar no comércio paulistano, Sr. Santos percebe a crescente mudança e novas necessidades da população. Diversifica o ramo de atuação com a abertura do primeiro supermercado Pão de Açúcar, localizado ao lado da Doceira matriz. O sistema de auto-serviço passa a ser adotado, e a necessidade em atender a crescente demanda populacional torna-se foco, como modelo estratégico para evolução e aprimoramento do negócio.
A expansão começa a partir daí, percebida claramente ao final da década de 1960, onde o grupo Pão de Açúcar já conta com mais de 50 lojas em 17 cidades de São Paulo, e em 1970 inaugura sua primeira loja no exterior na cidade de Lisboa em Portugal.
Em 1971 a expansão continua com o lançamento da marca Jumbo, primeiro hipermercado do Grupo Pão de Açúcar. Com enorme variedade de produtos, em loja ampla com estacionamento para os clientes, esse novo formato inaugurado em Santo André, São Paulo, surgiu como novidade no Brasil.
Em 1976, o grupo adquire a maior rede de eletroeletrônicos e eletrodomésticos do país, a Eletroradiobraz, que mais tarde resulta na divisão Eletro.
Ainda nessa década, investe em outros ramos de atividade, como restaurante, turismo, lanchonetes, pesca, veículos, etc. e continua com diversas aquisições em diferentes estados brasileiros.
Ainda nessa década, investe em outros ramos de atividade, como restaurante, turismo, lanchonetes, pesca, veículos, etc. e continua com diversas aquisições em diferentes estados brasileiros.
Além dos supermercados Pão de Açúcar e dos hipermercados Jumbo, novos formatos de loja são incorporadas na década seguinte: Sandiz - lojas de departamento, o Minibox, mercearias de desconto, o Superbox, loja depósito e o Peg & Faça – de bricolagem. Em 1981 a fusão de todas as lojas de varejo da rede, formam a Companhia Brasileira de Distribuição – CBD.
Ao final da década de 1980 o Grupo inaugura uma nova geração de hipermercados, o Extra que, com o fechamento das lojas Jumbo torna-se o único hipermercado da rede.
Ainda na década de 1980 desentendimentos familiares, aliados a movimentos conjunturais políticos que desfavoreciam o crescimento da economia nacional, motivaram mudanças estratégicas de comando. O Grupo seguiu um forte projeto de reestruturação comandada pelo primogênito da família Diniz – Abilio.
Com a reestruturação em vigência, a Cia. inova ao lançar o primeiro cargo de ombudsman do varejo, que funcionou como um canal entre o cliente e a diretoria do grupo visando uma maior aproximação com o consumidor. O comando presidencial passa as mãos de Abílio Diniz, enquanto Sr. Santos assume o Conselho Administrativo da CBD.
Diversas aquisições e arrendamento de novas lojas foram importantes para a ascensão do grupo. Em 1997 torna-se a primeira empresa varejista nacional a abrir seu capital na Bolsa de Valores de Nova York e associa-se ao grupo varejista francês Casino.
Pioneira no comércio de internet varejista no país com o Pão de Açúcar Delivery, inaugura ao final da década de 1990 o primeiro supermercado educacional do mundo, o Pão de Açúcar Kid’s. Em 1998 com a aquisição de diversos supermercados atuantes em bairros, direcionados a classes populares, o Grupo Pão de Açúcar compra a rede Barateiro de supermercados, também voltado à essa área de atuação. Após diversas reestruturações de posicionamento, passou a se chamar Comprebem Barateiro, para finalmente virar Comprebem.
Para intensificar o processo de profissionalização da CBD foi eleito o primeiro presidente que não fazia parte da família Diniz. Uma nova visão de mercado, além da expansão constante foram de suma importância nesse período.
Em 2003 no Rio de Janeiro, estabelece a fusão com o grupo Sendas, rede de supermercados local com forte tradição, ganhando mais espaço no mercado carioca.
Em 2003 no Rio de Janeiro, estabelece a fusão com o grupo Sendas, rede de supermercados local com forte tradição, ganhando mais espaço no mercado carioca.
Com a adoção do sistema multiformato de suas bandeiras, que permite atender a diferentes classes de consumidores em diversos locais, suas operações dividiram-se em cinco categorias: o Pão de Açúcar, supermercado de vizinhança, atuante nas classes A/B; Comprebem e Sendas, supermercados que atendem à classe média popular, com enorme variedade para a dona de casa que gosta de economizar; os hipermercados Extra, que disponibilizam para o cliente uma enorme diversidade de produtos, tudo em um só local, e as lojas de eletroeletrônicos Extra Eletro. Com esse sistema, além de atender com precisão seus consumidores, o Grupo Pão de Açúcar impõem considerável diferencial frente a seus concorrentes.
A partir de 2004, como forma estratégica para expansão e permanência na liderança no mercado varejista nacional, o grupo Casino aumenta sua participação nas ações detidas pela família Diniz intensificando a sinergia entre as duas empresas.
No início de 2006, atendendo aos avanços no processo de profissionalização e governança corporativa, Cássio Casseb foi escolhido para presidir a Cia; pela primeira vez o Grupo Pão de Açúcar contrata um diretor presidente que não faz parte de seu corpo diretivo. Abílio Diniz permanece como presidente do Conselho de Administração e Sr. Santos se mantém na Cia. como presidente honorário do Conselho de Administração.
Ao final de 2007, Cláudio Galeazzi assume a presidência e integra o time de executivos do Grupo Pão de Açúcar colaborando com a concretização do planejamento e dos resultados alinhados com a diretoria executiva e aprovados com o Conselho de Administração e acionistas.
A eleição de Cláudio Galeazzi reitera o compromisso do Grupo Pão de Açúcar em seu processo de Governança Corporativa e profissionalização intensificados a partir de 2003. Entre as atribuições do novo presidente está a missão de desenvolver um sucessor, proveniente do quadro de executivos da empresa.
Os principais objetivos do Grupo Pão de Açúcar para o ano de 2008 são: crescimento de vendas mesmas lojas, intensificação do programa já implementado de redução de despesas, maiores ganhos de eficiência e melhoria do retorno sobre capital investido.Fonte: http://migre.me/Lu5w
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