sexta-feira, 2 de julho de 2010
entrevista com Abílio Diniz
Entrevista com Abílio Diniz
Max Adm - Quando você começou sua carreira, você havia planejado como trabalhar sua imagem para ser como o bom profissional que é hoje?
Abílio Diniz - Sim. Em primeiro lugar, o sucesso exige saber o que se quer. Tendo seus objetivos claros, é preciso muita determinação, trabalho e disciplina. E serenidade, é claro, pois o sucesso não vem do dia para noite.
Max Adm - Você sabia identificar qual era o momento de investir mais? Como?
Abílio Diniz - Vou citar um exemplo, no inicio dos anos 90, a companhia estava praticamente quebrada. Tive que escolher: virar as costas para a companhia ou enfrentar a família. Escolhi a segunda opção: comprei as partes dos meus irmãos na empresa e fui à luta para reconstruí-la. Nesse período consegui evitar a concordata e, com muita dificuldade, segurar o caixa. Com isso, iniciamos o processo de 'turn around'. Criamos o mote:'corte, concentre e simplifique'. Cortamos tudo aquilo que era supérfluo e não dava lucro. Assim, passamos a escolher os pontos mais estratégicos para concentrar o mercado, procurando sempre simplificar os processos, pois a empresa estava excessivamente burocratizada e pouco eficiente. Após recuperarmos a gestão e diminuirmos a companhia, passamos ao processo de reestruturação da empresa. Um tempo depois, em 1994, eu assumi definitivamente o controle da companhia, em 1995 abrimos o capital, e depois adquirimos sócios estratégicos. Em 2001 e 2002, iniciamos o processo de profissionalização, que durou cinco anos.
Max Adm - Qual a definição que você vê para as pessoas considerá-lo um empresário bem sucedido?
Abílio Diniz - Eu procuro ter objetividade. Nunca esqueço que a menor distancia entre dois pontos é uma reta. Seja objetivo – tenha um norte. Liderança tem tudo a ver com objetividade.
Max Adm - Quais foram as estratégias utilizadas que formaram este caminho de sucesso?
Abílio Diniz - As características que foram fundamentais para o meu desenvolvimento: disciplina, determinação e atitude.
Max Adm - Quais as dificuldades que existiram neste caminho?
Abílio Diniz - A vida de um empreendedor não é fácil, Andressa. Envolve muito trabalho, muita dedicação e até frustrações. Assim, é preciso ter muita serenidade. Mas, eu amo o que eu faço e isso me motiva a seguir em frente.
Max Adm - O que você espera quando contrata pessoas para trabalhar em seu grupo?
Abílio Diniz - Trabalho, dedicação, é preciso ter muita serenidade e amar o o que faz para se motivar a sempre seguir em frente.
Max Adm - Qual sua dica para uma pessoa que almeja sucesso profissional?
Abílio Diniz - O importante é a pessoa ter garra, determinação, e uma expressão que uso muito é saber onde é o norte, qual rumo à pessoa está seguindo. Procure ser o motorista, o condutor do carro da vida. Não deixe a vida te levar.
Assinar:
Comentários (Atom)